Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > COEPEDE participa de abertura do I Congresso de Educação Inclusiva do Rio Grande do Sul

#Descriçãodaimagem membros da mesa posicionados em frente ao nammer do Congresso fim da descrição
COEPEDE - Foto: COEPEDE

A presidente do COEPEDE, Cimone Barbosa, participou da mesa de abertura do I Congresso da Educação Inclusiva do Rio Grande do Sul, na ultima sexta-feira (24). O congresso, foi realizado nos dias 24 e 25 de março, no teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, o mesmo foi uma organização da Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD), do Instituto Lagarta Vira Pupa e da Federação Brasileira da Síndrome de Down com vários parceiros entre eles o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência- COEPEDE.
Durante o evento um ato simbólico deu início ao que foi chamado “pacto pela educação inclusiva”, também foi construído uma carta com as principais propostas elencadas no evento.
Na oportunidade a presidente Cimone Barbosa, destaca o momento importante de reflexão, proporcionado pelo encontro, e pede que as lutas individuais deem lugar às lutas coletivas, que possamos estar conectadas, com a certeza de que movimentos paralelos nos enfraquecem. Ela ainda diz que o desejo de mudança e luta por equidade e oportunidade seja unificado, independente da condição e especificidade individual, que a busca possa ser sempre focada em garantir direitos e oportunidade.
Por fim, a presidente destaca a necessidade de criação de um Centro de Tecnologia Assistiva, no RS. Esse desejo nasce da vivência de seu filho Hermann Halberstadt, pessoa com paralisia cerebral, que se formou no Instituto Federal Sul Rio Grandense, usando o primeiro computador de controle ocular do país, tornou-se Técnico em Informática, no município de Bagé. É preciso instrumentalizar e criar oportunidades de desenvolvimento de potencialidades, concluiu.
Também participaram do congresso, a vice-presidente do COEPEDE Liza Cenci, as conselheiras Karina Hamada e Cláudia Meyer, entre outros.