ÚLTIMA REUNIÃO PLENARIA DO COEPEDE, TRATA SOBRE A FALTA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÓRTES, PRÓTESES E MEIOS AUXILIARES DE LOCOMOÇÃO - OPMs, E CONTA COM A PRESENÇA DE COORDENADORES DOS SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO DE VÁRIAS REGIÕES DO ESTADO
A última reunião plenária ordinaria do COEPEDE, tratou de temas importantes, como as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência do Estado do Rio Grande do Sul, especificamente pela FALTA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÓRTESEs, PRÓTESEs E MEIOS AUXILIARES DE LOCOMOÇÃO - OPMs. A reunião contou com a presença de instituições como, CER da ACADEF - Canoas, Serviço de Reabilitação Física UNISC - Santa Cruz, AACD - Porto Alegre, Pró Audi/Ijuí. Também se fez presente a Vice Presidente do Conselho Estadual Assistencia Social -CEAS/RS. Os coordenadores que fazem atendimento aos usuários, bem como a dispensação dos dispositivos, trouxeram vários relatos de que tais problemas ocorrem há vários anos, mas agora chegou e um patamar crítico. Tanto que, a partir de janeiro de 2023, as instituições não terão como oferecer a seus pacientes nem
mesmo cadeiras de rodas mais simples como as manuais. Sobre o tema foi encaminhado pelo COEPEDE denuncia ao Ministerio Público, também está sendo organizada uma Minuta de Resolução, conjunta entre os Conselhos Estaduais de Direitos Humanos, Assistencia Social e Saúde, que deverá ser públicada nos proximos dias. Ficou acordado que em 2023, será realizado um fórum em conjuto para discussão desse tema e também a atualização da Lista SUS.
Outro tema tratado foi a realização da Vl Conferência Estadual Dos Direitos da Pessoa com Deficiência, onde ficou aprovada para publicação a Minuta de Resolução que cria a Comissão Organizadora da Vl Conferência, entre outras providências. A Conferência Estadual deve acontecer nos dias 24 e 25 de agosto de 2023, sendo que os Municipios terão até 15 de junho para realização das Conferencias Municipais. Vale lembrar que o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência ainda não definiu data para realização da Conferência Nacional. Contudo o CONADE enviou oficio informando aos conselhos estaduais que já criada a comissão organizadora da V Conferencia Nacional.
Por fim o COPEDE, aprovou o calendario das reuniões ordinárias de 2023, sendo que serão realizadas reuniões bimestrais presenciais. As reuniões do COEPEDE acontecem na primeira terça do mês.