!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > Diretoria do COEPEDE promove Reunião de Introdução ao conselho.
RSS
Publicação:

Diretoria do COEPEDE promove Reunião de Introdução ao conselho.

Mesa composta pelos conselheiros. Ao fundo, na esquerda, o gestor público - Maiquel Aleves Peres - ao lado da tela prestado a aula introdutória.
Mesa composta de conselheiros na reunião introdutória do COEPEDE. - Foto: Secretaria do COEPEDE

Apenas os novos Conselheiros foram convidados para o encontro

   Na tarde desta sexta-feira (25), o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Rio Grande do Sul (COEPEDE/RS) promoveu uma reunião de introdução ao COEPEDE. Os novos conselheiros, da gestão 2019/2021, foram convidados. Sendo realizado na Sala de Reuniões da Secretária de Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Foram apresentados conceitos básicas sobre a legislação do conselho.

  A reunião foi dividida em duas partes. Na primeira, Maiquel Alves Peres, Gestor Público, realizou uma aula introdutória, utilizando um material em Power Point com as informações sobre a legislação do conselho e conceitos básicos. A segunda parte, foi reservada para a diretoria do COEPEDE, composta por Jussara Muller de Assis (presidenta), Vicente Fiorentini (vice-presidente) e Claudia Luckow Meyer (Conselheira-Secretária), fazer suas colocações. Após, a mesa foi aberta a dúvidas e debates em torno das questões apresentadas.

  Somente os novos conselheiros foram convidados. A Diretoria planejou um encontro para apresentar questões introdutórias, que já são de conhecimentos dos integrantes mais experientes. Algo, encarado como positivo, pelo fato de proporcionar maior proximidade com as pessoas presentes na reunião.

  A Diretoria foi a responsável pelo planejamento da reunião, a presidenta Jussara, considerou a reunião, de forma geral, produtiva. Enaltecendo a importância da reunião. Porém, afirmou que o encontro contou com maior participação das entidades governamentais, o que o fez refletir sobre a baixa participação das entidades não governamentais na reunião.

  No total, a reunião contou com a presença de 8 representantes, com predominância de entidades governamentais, cerca de 5. A Defensoria Pública Estadual também compareceu. As secretarias que estiveram representadas foram: Secretaria de Trabalho e Assistência Social; Secretaria de Logística e Transportes; Secretaria de Governança e Gestão Estratégica; Secretaria de Educação. As entidades não governamentais não compareceram ao evento.

  A representante da Defensoria Estadual, Bruna Alexsandra Rocha da Rosa, considerou a aula importantíssima, principalmente para os conselheiros mais novos terem um embasamento maior sobre o COEPEDE “por mais que nos preparemos com leis e demais literaturas sobre o assunto, ter a oportunidade de sermos capacitados por pessoas que estão na luta por direitos há mais tempo  (se referindo aos membros da Diretoria do COEPEDE e sua coordenação executiva) nos permite ampliar o olhar e qualificar o debate para dentro e fora do Conselho.

  A Conselheira Secretária do COEPEDE, Claudia Luckow Meyer, considerou a reunião positiva, citando o quão inovador foi o encontro. Foi a primeira aula/reunião que visa introduzir o conselho aos novos conselheiros, mostrando a legislação básica, promovendo integração com a causa.

  A representante da secretária de Educação, Ana Julia Petter, considerou como interessante o encontro de introdução ao COEPEDE “importante entender nossos papeis, enquanto representantes da secretaria e como conselheiros do conselho.

 A reunião de introdução ao COEPEDE se trata de algo em caráter extraordinário. Assim não tem data prevista para ocorrer novamente. Os conselheiros que se interessarem poderão marcar uma reunião com o Maiquel Alves Peres, através dos meios de comunicação do conselho.

 

 

Endereço da página:
Copiar
COEPEDE - Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência