Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > COEPEDE recebe visita de representantes do Município de São Francisco de Paula

COEPEDE recebe visita de representantes do Município de São Francisco de Paula

Descrição de Imagem: No fundo, um banner com o logo do COEPEDE, na cor azul, laranja e branco. Na sua frente da direita para esquerda: Município de São Francisco de Paula: Secretário Municipal do Desenvolvimento Social, Arquimedes Aguiar; Gestor Públic, M

No dia, 12 de abril, no CAFF - Centro Administrativo Fernando Ferrari, onde fica a sede do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência COEPEDE-RS.

Recebemos a visita dos representantes do Município de São Francisco de Paula: Secretário Municipal do Desenvolvimento Social, Arquimedes Aguiar; Assistente Social da Gestão: Márcia Paiva; Presidente do Conselho Municipal do Idoso: César Augusto de Souza. Vieram conhecer e entender funcionamento do Conselho.

O gestor Maiquel Alves Peres, apresentou o que Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COEPEDE, informando foi criado pela Lei Estadual. Sendo constituído de forma paritária por 26 entidades governamentais e não governamentais. 08 Secretarias de Estado, 04 Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa com Deficiência, Defensoria Pública Estadual, 13 Entidades da Sociedade Civil. Informou os integrantes da diretoria, representante da FENAPAE, Jussara Muller de Assis – Presidente; pelo representante da AFAD/Porto Alegre Vicente Fiorentini – Vice-Presidente e pela representante da Luz Azul/Santa Cruz do Sul, Cláudia Meyer – Conselheira Secretária.

O Secretário Municipal do Desenvolvimento Social do Município de São Francisco de Paula, perguntou se existe uma capacitação para os conselheiros voluntários do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, uma vez pela importância de atuação conselheiros nos municípios.

Foi informado que o COEPEDE, tem um projeto em andamento, que busca concretizar um curso de capacitação para os conselheiros a nível Estadual.  E já está em tratativa com instituições de ensino privado e público, como também com outra entidade Governamental.