Plenária - 02/04/2019
Ocorreu, no dia 02/04/2019 a Reunião Plenária Ordinária do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COEPEDE/RS. No auditório Paulo Freire do Governo do Estado, localizado no CAFF.
Esteve presente autoridade Governamentais e Não governamentais que compõe o Conselho Estadual.
No dia, ocorreu Apresentação da Ata, Formação das Comissões, Calendário inclusivo, plano Decenal,
Formação das Comissões Permanentes
. Ficando composto: Comissão de Legislação e Normas como os membros: Dr. Francisco Thomaz Telles; Lizete Cristina Cenzi; Bruna Schatschineider; Eri Domingos da Silva; Bianca da Silva Rauber; Claudia Luckow Meyer; William Gabriel Flores e Paula Mazitan. Comissão de Comunicação com os membros: Ewelin Monica; Rafael Antônio Carneiro; Jussara Muller de Assis e Luís Gustavo. Comissão de Políticas Públicas com os seguintes membros: Cimone Barbosa; Bruna Schatschineider; Rafael Antônio Carneiro; Marilu Mourão Perreira; Tânia Gonçalves Costa; Rosa Maria Guilherme de Moraes; Vicente Fiorentini; Karina Hamada e Paula Mazitan. Comissão de Articulação de Conselhos com os membros: Jussara Muller de Assis; Marilu Mourão Perreira; Adilso Luis Pimentel Corlassoli; Josiana Caseira Dias; Cimone Barbosa; Vicente Fiorentini e Josemar Martins.
Calendário Inclusivo: pode ter acesso pelo endereço eletrônico do site do COEPEDE, http://www.coepede.rs.gov.br/conteudo/1154/calendario-inclusivo
Plano Decenal: A pessoa com deficiência em que precisa realizar um diagnóstico, e obrigatoriamente precisam ter dados estatísticos de realidade, Grupo Intersetorial de direitos humanos.
IGP – Instituto Geral de Perícias: Tivemos representação da Diretora do Instituto Geral de Pericias (IGP), Margnet Mittimann coloca que conforme o decreto 2978/2018, a carteira de identidade vem sendo construída e confirma que há 8 ou 9 mecanismos de segurança na carteira de identidade. Informa que alguns elementos serão inseridos se for da vontade do cidadão como: CPF, CNH, Título de eleitor, CTPS, PIS/Pasep, Carteira de saúde, Certificado de reservista, tipo sanguíneo, fator RH, condições especificas de saúde, inclusão da CID, entre outras, o nome social.
O COEPEDE, tem como seu parceiro FADERS – Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS. No dia auxiliaram com Interprete de Libras a profissional Vanessa Ferrugem.