Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > Abertura da 3ª Semana Estadual de Conscientização sobre Síndrome de Down

Abertura da 3ª Semana Estadual de Conscientização sobre Síndrome de Down

Mesa formada por autoridades do Governo do Estado. Todos estão no Salão Alberto Pasqualini, atras uma pintura do pintor italiano Aldo Locatelli, imagem que ilustra episódios da História do Rio Grande do Sul.

Diversas autoridades marcaram presença na Solenidade.

Na manhã desta quinta-feira (21), foi realizada a Solenidade Oficial de Abertura da 3ª Semana Estadual de Conscientização sobre Síndrome de Down. O evento ocorreu as 11h no Salão Alberto Pasqualini no Palácio Piratini. Contando com a participação de Eduardo leite, Governador do estado do Rio Grande do Sul, o Secretário Catarina Pladini e de Nádia Rodrigues, representando o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marquezan. A data é lembrada no mundo todo como dia Internacional da Síndrome de Down.

A bancada foi composta por 12 pessoas, que discursaram sobre a data e salientaram a importância do evento no calendário gaúcho. O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Sul (COEPEDE/RS) foi representado por Rotechild Prestes, presidente.

Os participantes da bancada, são: Vicente, presidente da AFAD; Nelson Kalil, presidente do COMDEPA; Rotechild Prestes, presidente do COEPEDE; Nereu D'Avila, presidente da FADERS; Catarina Paladini, Secretário da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos; Eduardo Leite, governador; Vicente Streda Escritor; Nádia Rodrigues, Secretária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte; Mario Rheingantz, Defensor Público; Eduardo Loureiro, Representante da Assembleia Legislativa; Ângela Salton Rotunno, Procuradora de Justiça; Paulo Brum, Vereador.

Vicente Fiorentini mostrou-se interessado no trabalhar em conjunto com o Governo, mencionando as ações que sua Entidade vem conduzindo, nos últimos anos. Por fim, externa o convite para a sociedade lutar junto pela causa.

A presença ilustre, foi de Vinícius Streda, jovem escritor com Síndrome de Down. Conta algumas das suas experiências, inclusive de que passou a morar sozinho. O mesmo, ressalta que precisamos conscientizar as pessoas, de que todos são iguais. Finaliza sua participação, entregando ao Governador do Estado o seu livro ‘’Nunca deixe de sonhar’’.

A programação do evento já foi divulgada, constando várias atividades como caminhadas, palestras de orientação nas áreas da saúde e educação e exibição itinerante do filme Cromossomo 21 em escolas públicas. A Lei brasileira de inclusão de pessoas com deficiência e o projeto da Lei gaúcha de acessibilidade serão debatidos durante a semana.

A Semana Estadual de Conscientização sobre Síndrome de Down foi criada no estado no ano de 2016, iniciativa introduzida na Lei 14.866/2016, passando a integrar o calendário oficial, nas datas de 21 a 28 de março.