!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > COEPEDE participa da abertura da Semana da Pessoa com Deficiência
RSS
Publicação:

COEPEDE participa da abertura da Semana da Pessoa com Deficiência

Na foto, Adilso Corlassoli, o governador José Ivo Sartori e o secretário da justiça César Faccioli.
Ato de assinatura do Decreto.

O Conselho esteve representado na abertura pelo presidente em exercício Adilso Corlassoli. Além dele, outros membros do colegiado estiveram presentes na atividade.

No ato, o governador José Ivo Sartori assinou decreto, criando  um grupo de trabalho para revisar, no prazo de 180 dias, a legislação existente sobre a inclusão de pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul. A medida é para adequação à Lei Brasileira da Inclusão - Estatuto da Pessoa com Deficiência (número 13.146/2015) e a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Conforme Corlassoli “Tal medida é produto de discussões do Conselho que havia encaminhado ao governo o pedido de adequação a novos instrumentos que surgiram nos últimos anos, assim como avançar em mais direitos.”

Outra ação importante foi a homenagem aos homenagem aos atletas medalhistas do Parapan de Toronto Luisa Oliano (bronze no judô, categoria até 48 quilos) e Alex Celente (ouro no goalball, modalidade criada para pessoas com deficiência visual). 

Semana

Com o tema Acessibilidade e Inclusão: você no protagonismo desta história, as atividades desta edição começam no próximo dia 28. A programação é voltada à inclusão e promoção, com o intuito de conscientizar a sociedade quanto aos direitos das pessoas com alguma deficiência, e principalmente, incentivá-las  a ter ativa participação e destaque em todos os segmentos. As ações estão direcionadas às áreas de educação, saúde, cultura, paradesporto, comunicação,  trabalho e empreendedorismo. 

A organização é da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no RS (Faders), vinculada à Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH). De acordo com o presidente da Faders, Roque Bakof, é necessário abrir espaços para diálogos de ações de autonomia, com a ideia de que as pessoas com deficiência são seres sociais, com direitos, que podem e devem ser protagonistas de suas vidas. "Temos que ter a visão de que acessibilidade e inclusão não são um favor a pessoas com deficiência, mas a criação de condições para que elas se expressem nas suas potencialidades. Isso é um ganho total da sociedade", frisou.

 

A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência conta com apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede), SJDH, Secretaria Estadual de Saúde e equipe Proser, Secretaria Estadual da Educação, Secretaria da Cultura e Casa de Cultura Mario Quintana, Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, juntamente com a Fundergs, Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado (SRTE/MTE), Grupo CEEE, Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) e demais colaboradores.

 

Confira a programação da 21ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência no site da Faders: http://www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br/secoes/20/81.

Endereço da página:
Copiar
COEPEDE - Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência