Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > Sessão Solene homenageia pessoas com deficiência de Gravataí

Sessão Solene homenageia pessoas com deficiência de Gravataí

Na foto, participantes da atividade, todos em pé.
Participantes da atividade. - Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Gravataí realizou, nesta quinta-feira (20), a Sessão Solene em Homenagem as Pessoas com Deficiência, no plenário da Casa Legislativa. A atividade faz parte da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMPPD), em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Governança Comunitária (SGCOM) pela Assessoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (APPPD). Com o objetivo de integrar pessoas com deficiência, bem como abordar assuntos como acessibilidade, educação e mercado do trabalho, a Semana acontece de 20 a 28 de agosto.

O vice-prefeito Francisco Pinho prestigiou o evento e destacou a importância de integração das pessoas com deficiência na sociedade. "Todos nós deveríamos olhar com mais carinho para as pessoas com deficiência. Em 1998, em meu segundo mandato como vereador, fui autor de uma lei para pessoas com deficiência na Câmara, fato pelo qual tenho muito orgulho", afirmou.

O vereador proponente da sessão solene, José Marques (PMDB), enfatizou a importância de respeitar os direitos das pessoas com deficiência. "Este é o momento para refletirmos sobre a conscientização e acessibilidade na área urbana e rural. No ano passado comentava com o presidente desta Casa Legislativa referente à acessibilidade na Câmara de Vereadores e continuo com a mesma proposta junto ao atual presidente Juarez Souza. Acredito que em breve teremos uma grande vitória", frisou.

Durante a cerimônia foram entregues troféus em homenagem a pessoas e instituições que desenvolvem ações com pessoas com deficiência. Foram agraciados: Fabricio Queiroz, gerente da unidade de manufatura da empresa DANA, na categoria empresa; a secretária municipal da Educação (SMED), premiada com o projeto 'Cidadão de Talento', Sonia Oliveira, na categoria ação; a professora Miriam Barbosa, na categoria pessoa com deficiência; e Neiza Facco, secretária da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Gravataí, na categoria entidade.

Estiveram presentes no evento o secretário municipal de Governança Comunitária (SGCOM), Alan Vieira; a secretária municipal da Educação (SMED), Sonia Oliveira; a assessora de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (APPPD), Patrícia Lisboa; a assessora de Políticas Públicas para o Negro (APPN), Pâmela Melo da Silva; a diretora-presidente da Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc), Fernanda Fraga; o coordenador estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e presidente em exercício do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Adilso Corlassoli; a diretora técnica da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul, Marilu Mourão Pereira; a presidente do Centro Ocupacional de Familiares e Amigos dos Deficientes Mentais de Gravataí, Maria da Graça Pacheco; e a presidente da APAE Gravataí, Nara Evaristo.

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência segue com atividades durante os próximos dias. Confira a programação:

Abertura Oficial e Baile Inclusivo

Data: 21 de agosto de 2015