!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > COEPEDE tem reunião ordinária
RSS
Publicação:

COEPEDE tem reunião ordinária

Na foto, conselheiros e conselheiras sentados observam a Marcia Cernichiario palestrando.
Imagem da plenária

Na terça-feira (07/07) no Centro de Referência em Direitos Humanos, ocorreu mais uma reunião ordinária do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE).

O presidente Paulo Kroeff destacou que “os conselhos são espaços para disseminar a informação e promover os debates sobre os temas relativos a pessoa com deficiência. Se as políticas não funcionam, é nosso papel intervir.”

A educação foi um dos pontos de pauta, onde a professora Marcia Cernichiario apresentou as principais ações e projetos da pasta. Segundo ela “Hoje temos mais de 20.000 alunos incluídos na rede estadual e o desafio é promover a inclusão plena destes alunos, em parceria com a família e a comunidade”. Após os debates, os conselheiros entenderam que é necessário a presença do Secretário Estadual da Educação, Vieira da Cunha no Conselho. “Queremos ouvir dele quais são as políticas para o estado” disse Patrícia Rosa, do Conselho Municipal de Gravataí.

Foram debatidos ainda outros temas: Questionamentos sobre a apresentação da Secretaria Estadual de Saúde sobre seus programas e ações para Pessoas com Deficiência (apresentação feita na plenária anterior); Apresentação das ações previstas no PPA das Secretarias de Estado; Relato das Comissões.

Além dos conselheiros e conselheiras, participaram da reunião representantes do RS Paradesporto, Tribunal de Contas do RS e Inclusivas.

Para Ana Cristina Moraes Warpechowski coordenadora da recém criada Comissão de Inclusão e Acessibilidade do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (CIATCE), que foi instalada oficialmente em 16/06/2015. “queremos ser parceiros do COEPEDE. É importante ouvir as demandas da scoeidade assim como as ações empreendidas pelos órgãos públicos. O trabalho produzido pela professora Márcia Cernicchiaro, também Conselheira do COEPEDE, demonstrou que o Governo do Estado, está envidando esforços para promover a inclusão de crianças e adolescentes com deficiências no ambiente escolar. É um projeto que merece ser divulgado e reconhecido pela sociedade, provavelmente desconhecedora dos seus direitos e das soluções alcançadas pelo Poder Público. Certamente, diversos entraves burocráticos e problemas precisarão ser enfrentados na concretização dos objetivos. Contudo, proporcionar a educação em seu sentido mais amplo significa dizer que podemos evoluir como pessoas humanas, em direção a um tempo em que as barreiras serão algo do passado.” Além dela, participou da reunião juntamente Reinaldo Charão, membro da CIATCE.

Saiba mais: As reuniões do COEPEDE ocorrem mensalmente das 14h as 17h no Centro de Referência em Direitos Humanos, localizado na rua Sete de Setembro, 713, Centro Histórico de Porto Alegre (RS). Todos podem participar com direito a voz. A agenda, atas e demais informações estão disponíveis na página do Conselho – www.coepede.rs.gov.br

 

 

Endereço da página:
Copiar
COEPEDE - Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência