Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > Evento no câmpus Charqueadas aborda inclusão

Evento no câmpus Charqueadas aborda inclusão

Participantes da atividade

Além de promover o diálogo entre alunos, pais e professores sobre inclusão, o encontro “Desafios e desejos das inquietudes familiares”, ocorrido na tarde da última quinta-feira (30), no câmpus Charqueadas, teve como um de seus principais frutos o estabelecimento de uma comissão para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Charqueadas. Pais, educadores, profissionais da área e, principalmente, pessoas com deficiência fazem parte do grupo que irá buscar a implantação deste espaço no município.

Para a chefe do Departamento de Ações Inclusivas da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Andreia Colares, a implantação do Conselho será um grande passo rumo ao protagonismo da pessoa com deficiência. “Esta ação cria um espaço importante de aproximação entre as famílias de pessoas com deficiência, principalmente quando resulta na criação de um conselho que visa à proteção de seus direitos e a implementação de políticas públicas que assegurem seu protagonismo e autonomia”, destaca. Andreia também ressalta que a intenção do IFSul é mobilizar os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) de todos os câmpus para que criem o mesmo movimento em suas cidades.

A viabilização da comissão foi feita pela articulação entre o IFSul, a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (Faders), o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede) e a comunidade.

Programação também contou com lançamento de livro

Durante a noite, a programação do evento seguiu com o lançamento do livro “Sustentabilidade e Acessibilidade”, do servidor da Faders, Jorge Amaro de Souza Borges. Em um diálogo com o público, o autor abordou a temática trazida no livro a partir da articulação dos conceitos que dão nome à obra.

De acordo com Jorge, sustentabilidade e acessibilidade devem ser vistas como paradigmas deste século, sendo incorporadas nos mais variados espaços sociais. Acessibilizar o ambiental e ambientalizar o acessível é uma tarefa que o autor propõe para as políticas públicas. “É fundamental que as instituições educacionais abram suas portas paras estas reflexões, sobretudo quando estabelecem diálogo entre o conhecimento cientifico e o popular. O IFSul inova neste sentido, garantindo às pessoas socialmente excluídas voz e espaço para que possam lutar por suas demandas”, ressalta.

União de esforços

Ambas as atividades foram organizadas em conjunto entre o Departamento de Ações Inclusivas da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e o Napne do câmpus Charqueadas. O encontro promovido durante a tarde contou com a presença de representantes da Câmara de Vereadores de Charqueadas, da Prefeitura Municipal, do presidente da Faders, Roque Bakof, do presidente do Coepede, Paulo Kroeff (Faurgs), e do vice, Adilso Corlassoli (SJDH), e do secretário executivo do Coepede e servidor da Faders, Jorge Amaro de Souza Borges.

O lançamento do livro, organizado também pelo Núcleo de Gestão Ambiental Integrada (Nugai) do câmpus Charqueadas, contou a presença de estudantes e professores da EJA da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Miguel, além de representantes das instituições envolvidas no evento.

Fonte: IFSUL