Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > COEPEDE em Caxias do Sul

COEPEDE em Caxias do Sul

Na foto, membros do Comitê Gestor e palestrantes. Todos de pé.
Participantes da atividade

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria da Acessibilidade da Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), promoveu no início desta semana a primeira reunião do Comitê Gestor de Políticas Públicas de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência de 2015. O grupo foi criado pelo  Decreto nº 16.898, de 24 de março de 2014, em contra partida a adesão do Programa Nacional Viver Sem Limites e RS Sem Limites, com o compromisso pela inclusão social, bem como para o desenvolvimento de ações e medidas que promovam a igualdade de oportunidade, acessos, independência e autonomia das PcD, em regime de cooperação com o Estado do Rio Grande do Sul e União.
O encontro recebeu dois importantes palestrantes de Porto Alegre, Adilso Luis Pimentel Corlassoli, da Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do RS e o vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COEPEDE. A servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Cristina Mazuhy, idealizadora do projeto de Apoio aos Servidores com Deficiência do TJRS e atleta da Seleção Gaúcha de Judô Paralímpico também esteve em Caxias.
Os convidados trouxeram importantes informações a respeito do tema “Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - Reconhecimento e Garantia de Direitos”, por suas experiências e vivências no segmento, ambos possuem deficiência visual e enfatizaram a importância da quebra de barreiras atitudinais para garantir a inclusão, pois não bastam apenas acessibilidade física e sim a plena e efetiva participação das PcD em todos os espaços da sociedade, principalmente participando das discussões de interesses público e coletivo, com ênfase no olhar da Convenção da ONU - “Nada sobre nós, Sem nó!”
Prestigiaram também a primeira reunião do Comitê o vice-prefeito Antonio Feldmann, o secretário em Exercício da SSPPS, José Francisco Barden da Rosa, o diretor de Proteção Social da SSPPS, Luiz Carlos da Cruz da Silva e os conselheiros nomeados representando das secretarias da Saúde, Educação, Habitação, Cultura, Obras e Serviços Públicos (SMOSP), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), Planejamento, Esporte e Lazer (SMEL), Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Fundação de Assistência Social (FAS) e Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPcD).