Coepede na feira do livro da Tristeza
Livros mudam pessoas e pessoas mudam o mundo. Este foi o tema escolhido pelo Grupo de Empresários da Tristeza e Zona Sul (GET Zona Sul) que promoveu a quarta edição da Feira do Livro Zona Sul. O evento, realizado de 10 a 12 de abril, na Praça Comendador Souza Gomes, localizada no bairro Tristeza, em sua quarta edição, teve como patrona a escritora e professora Jane Tutukian.
O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede) esteve presente, promovendo oficinas de sensibilização sobre inclusão e acessibilidade. Para o presidente Paulo Froeff "É fundamental que nos aproximemos da sociedade para que possamos cada vez mais buscar formas de eliminar o preconceito e a discriminação."
Uma das atividades oferecidas pelo conselho consistiu em sensibilizar pessoas sem deficiência sobre como a ausência de um sentido afeta suas vidas através de pequenas experimentações. O vice-presidente do Coepede, que é pessoa cega, Adilso Corlassoli, destacou o quanto pequenas iniciativas podem mudar pessoas. "A sociedade precisa acostumar-se com a diversidade e a melhor forma de entender as diferenças, é convivendo".
Saiba mais: Foram oferecidas oficinas de orientação e mobilidade, Libras, Braille e também uso de cadeira de rodas para compreensão da acessibilidade. Participaram representantes da FCD/RS, Faurgs, Seduc, SJDH e ainda apoio da Faders.