!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > O COEPEDE participa do Fórum Social Mundial e realiza mesa para debater sobre Tecnologia Assistiva e Inovação.
RSS
Publicação:

O COEPEDE participa do Fórum Social Mundial e realiza mesa para debater sobre Tecnologia Assistiva e Inovação.

#Descriçãodaimagem foto onde aparecem os participantes da mesa sentados, entre eles três pessoas com deficiência usuários de cadeiras de rodas
COEPEDE/Fórum Social Mundial - Foto: FOTO: COEPEDE

O importante evento ocorreu na Faculdade e Escola Técnica-FACTUM, no formato híbrido. A presidente do conselho Cimone Barbosa, fez a mediação e para abordar o tema recebeu de forma presencial os convidados:Secretário de Justiça Cidadania e Direitos Humanos - Mateus Wesp, Filósofo - Roque Bakof, Psicólogo - Cláudio Dusik (Esteio), Especialista em Tecnologia Assistiva - Rafael Alves (São Paulo), Auditor fiscal do Trabalho - Rafael Giguer e no formato on-line,  Técnico Informática - Hermann Halberstadt (Bagé). Estiveram presentes a Vice-presidente do COEPEDE Liza Cenci e Clairton Pivoto. O encontro foi acompanhado por várias pessoas  nos dois formatos.

Os palestrantes trouxeram de uma forma geral o quanto a TA é indispensável para garantir o desenvolvimento e a inclusão das pessoas com deficiência, cada um abordando em áreas específicas como: Mercado de Trabalho, Educação, Pesquisa, Saúde, bem como a necessidade de criar políticas públicas que garantam o acesso e desenvolvimento da TA. 

O Secretário da SJCDH na sua explanação fala da importância de debater sobre o tema e quando estará aberto e parceiro na construção dessas políticas públicas, assim como o Governador Eduardo Leite está explicando.

Com certeza uma manhã rica, com muita informação. Entre os temas tratados, a presidente Cimone diz o'quanto será importante criar no Estado do Rio Grande Sul, um Centro De Tecnologia Assistiva,   projeto inovador que servirá para proporcionar equidade e acesso ao arsenal de equipamentos e estratégias que possam garantir desenvolvimento e funcionalidade para as pessoas com deficiência de forma transversal e inclusa. Além disso, poderá servir para preparação de pessoas com deficiência para concursos e acesso às universidades e ensino técnico.  O Secretário afirma  que levará a pauta até o Governador, e que vê isso como uma possibilidade, e garantiu sua participação na próxima plenária do COEPEDE, que ocorrerá no dia 07 de fevereiro,  onde será retomado o tema.

Endereço da página:
Copiar
Comentários
COEPEDE - Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência